Bom dia queridos irmãos, hoje vou falar sobre a Perfeita Alegria, não exatamente sobre o que é, mas sobre o que ela significa pra mim, o que eu entendo por ‘’perfeita alegria’’.
Na canção diz assim: ‘’Se nós tivermos a graça de Deus de pregar o Evangelho e a cruz
e por obras e exemplos pudermos levar a Jesus.E convertermos os homens à fé, até mesmo os de mal coração,Frei Leão isto ainda não é a perfeita alegria.’’Mas como assim? São Francisco era um louco né?
Imagina, se pudéssemos converter TODOS os homens a fé pregando o evangelho e a cruz, se isso não é a perfeita alegria, então o que mais será?
Isso seria maravilhoso, o que São Francisco tinha na cabeça?
Parece loucura, mas não é!
Em uma outra parte da canção diz assim:
‘’Se ao chegarmos ao nosso convento e batermos depressa esperando entrar,
e o porteiro do lado de dentro ao invés de abrir põe-se assim a falar: Quem sois vós que assim importunos nesta hora nos incomodais? Somos nós, teus irmãos, Frei Leão e Francisco que chegam e querem entrar.E Frei Leão se o porteiro disser que é mentira e que não abrirá
que encontremos um outro lugar em um canto qualquer. E se nós diante da porta fechada, sob a noite e a neve que cai conservarmos a paz, isto é a perfeita alegria.’’Imaginem um dia frio, com muita neve e dois homens com vestes simples e já encharcadas.
Eles chegam a porta do convento e pedem para entrar, mas o porteiro diz que não vai abrir e os abandona naquele frio terrível, com fome... Na sociedade de hoje o que aconteceria?
Certamente eles iriam esculachar até a última geração do porteiro e iriam procurar um lugar para se proteger do frio amaldiçoando aquele irmão que não quis lhes oferecer abrigo. E vamos além, o mau humor tomaria conta desses dois homens e eles começariam a descontar a raiva praticando o mal contra pessoas que não tinham nada haver...
Mas aí São Francisco diz: Se nós diante da porta fechada, sob a noite e a neve que cai conservarmos a paz, isto é a perfeita alegria.
Ah, mas São Francisco era um doido mesmo... tá com a vida torta e fala em conservar a paz? Quem seria capaz disso? Não, ele não era normal!
Rsrsrsrsrs, é engraçado né?
É a partir dessa frase que eu formo minha opinião sobre a perfeita alegria.
São Francisco e Frei Leão tinham muitos motivos para se desesperarem, para reclamar e revoltar-se contra Deus.
Mas eles tinham um motivo maior para eliminar todas essas alternativas ruins, eles tinham um ao outro, tinham a amizade, tinham o amor... E essa é a melhor válvula de escape para qualquer situação que pede a ira.
O problema do mundo é a falta de esperança.
Hoje a situação está ruim, mas vamos agradecer esse ruim valorizando o que ainda nos resta de bom porque não sabemos o dia de amanhã!
E a cada novo amanhecer do sol, é uma chance de recomeçar.
Nunca estamos sozinhos, e de cada fase ruim tiramos uma boa lição.
É claro que eu não sou perfeita, não faço nem metade das coisas bonitas que escrevo, mas quando bate a inspiração, coloco pra fora, é um meio de ajudar os outros e de me ajudar também.
Outro dia conversando com uma irmã no facebook, defini como perfeita alegria:
valorizar as intensões, aceitar as diferenças, acreditar na melhoria, preservar a paz, controlar os maus instintos caso não seja possível eliminá-los, não encarar tudo como tragédia, diminuir os dramas, aproveitar intensamente os momentos, amar com o amor do coração de Deus, o mesmo amor que teve Francisco de Assis. Não priorizar valores transitórios, buscar cada vez mais os valores permanentes... Bom, pra mim, são coisas que ajudam a encontrar a perfeita alegria. Não importa a situação, importa que ainda temos vida e que o sol nasce todos os dias para que seja tudo diferente ^^ Viver sem reclamar, não sabemos o dia de amanhã e o dia de hoje logo será ontem! Pra que a pressa??
Positivismo acima de tudo, isso pra mim é um caminho para a perfeita alegria õ//
E ainda tem muitas outras coisas a serem incluídas na lista, mas essas para mim são as principais.
Viver sem complicações, manter a paciência e esperança acima de qualquer situação que peça desespero.
Amar ao próximo sempre! Respeitando as diferenças, aceitando as condições de cada um, da mesma forma que gostaríamos que nos respeitassem, aceitassem e entendessem os nossos pontos de vista.
Devemos esquecer os problemas para que não afete as nossas relações com o próximo.
Tá que isso não é fácil, mas se pelo menos tentarmos pensar no problema quando estivermos prontos para arrumar uma solução, já ajuda bastante!
A perfeita alegria para mim é isso, conservar a paz, praticar o bem sempre e manter a fé independentemente da situação.
Por enquanto é isso, abraços com fraternura!
Lília Ferreira - Participante e colaboradora do projeto ''Jovens amigos de São Francisco.
PAZ E BEM!
Nenhum comentário:
Postar um comentário